Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Três estimulações fundamentais que acontecem durante o treino programado.

05/05/2025

Estimulação mental

As pessoas tornam a vida dos cães muito fácil. Eles são predadores que precisam lutar para conseguir as coisas, precisam usar a mente e aprender a resolver problemas para conseguir o que querem. Através dos recursos que, conforme falei logo acima, estabelecemos uma troca por um determinado esforço, e tornamos o cão “pensante”.

Os treinos de obediência são a melhor forma de estimulação mental, através da troca por comida, ou algo do interesse dele.

Estimulação social

Cães são animais sociais, que conforme já falei, tem o homem como parte do seu grupo. A conexão é estabelecida durante o treino realizado pelo próprio dono do cão nos momentos de troca, de jogo, de relação prazerosa. Esse vínculo é gradativamente aumentado conforme vamos usando de forma inteligente os recursos. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, para os cães, ter a dependência de nós é algo muito benéfico e fundamental. Somos o espelho ideal para eles e devemos estabelecer de forma clara os limites e a regra do jogo na obtenção dos recursos.

Estimulação física

Os exercícios mentais, sociais e em conjunto com os físicos, são essenciais para a saúde e um convívio harmonioso com o cão. Os cães precisam exercitar todos os músculos de seu corpo, os membros dianteiros, os traseiros, o dorso (pois vai fortalecer a coluna), o pescoço e a musculatura da mandíbula. Logicamente que para corridas, exercícios de impacto, saltos e etc, o cão precisa já ter terminado o seu desenvolvimento ósseo, bem como ter uma boa musculatura, além de bons raio X de quadril, de ombros e de coluna. O exercício com a mandíbula acontece durante as brincadeiras de cabo de guerra (é importante que o cão saiba largar sob comando) e enquanto o cão mastiga os brinquedos enriquecidos. Repare que depois de uma boa brincadeira, o seu cão vai relaxar e ficar mais tranquilo.

São importantes também os exercícios de coordenação motora. Exercícios de andar de lado, andar para trás. Exercícios de subir em mesas, cadeiras, etc.

Fale Conosco
1
Fale Conosco